8 riscos de alugar um imóvel direto com o proprietário

A ideia de alugar um imóvel direto com o proprietário pode ser tentadora, especialmente se você estiver buscando apenas preço. No entanto, há algumas coisas que você deve levar em consideração antes de assinar um contrato de locação nessa modalidade.

Nesta postagem do blog, discutiremos se é ou não uma boa ideia alugar um imóvel diretamente com o proprietário e quais são os riscos envolvidos.

É uma boa ideia alugar um imóvel direto com o proprietário? Conheça os riscos!

Existem muitos riscos associados ao alugar imóvel direto com o proprietário. Um dos maiores é que se você não tiver um contrato formal, você pode não ter nenhuma proteção legal se algo der errado. Outros riscos podem incluir:

  1. Em primeiro lugar, o proprietário pode não ser legítimo e não pode realmente possuir a propriedade;
  2. Além disso, pode haver danos ocultos na propriedade que o proprietário não esteja divulgando;
  3. Também pode acontecer de proprietário pode não conseguir fornecer um contrato de locação adequado;
  4. Você também corre o risco de valores de aluguel imprecisos;
  5. Todos os problemas são tratados direto com o proprietário, portanto há mais chances de desgaste no relacionamento;
  6. Além disso, o proprietário pode não ser tão receptivo às solicitações de reparos ou manutenção;
  7. Sempre há o risco de reajuste abusivos;
  8. Por fim, o proprietário pode não ter conhecimento sobre as leis entre locador e inquilino, o que pode causar problemas no futuro.

Qual a diferença de alugar com o proprietário e com uma imobiliária?

A principal diferença está no suporte jurídico que você terá durante a elaboração do contrato e também no monitoramento da negociação, o que garante seus direitos.

Ao alugar diretamente com o proprietário, é preciso ter muito cuidado ao verificar os documentos e analisar o contrato, pois você não terá nenhum suporte especializado. Isso pode colocá-lo em desvantagem e até causar alguns problemas durante o processo de locação.


É importante estar ciente dos riscos envolvidos antes de assinar um contrato de locação com o proprietário. No entanto, também pode haver vantagens nesse acordo, como ter mais flexibilidade na negociação dos termos do seu contrato.

Pese cuidadosamente os prós e os contras para decidir se essa é a opção certa para você.

Agora que você já conhece os riscos de alugar direto com o proprietário, veja quais são as vantagens de alugar com uma imobiliária.

Crédito imagem da capa: Image by Freepik