Apartamento compacto: vale a pena morar em um?

Os apartamentos compactos estão se tornando cada vez mais populares à medida que as pessoas buscam locais de moradia mais acessíveis e convenientes. Mas morar em um apartamento compacto realmente vale a pena?

Nesta postagem do blog, exploraremos os prós e os contras de morar em um apartamento compacto para ajudá-lo a decidir se é a opção certa para você.

O que é um apartamento compacto?

Um apartamento compacto é uma unidade menor do que um apartamento tradicional considerado pequeno. Esses tipos de imóveis geralmente têm cerca de 60m², 40m² ou até 20m².

Embora os apartamentos compactos possam ser pequenos, eles podem ser bastante convenientes e fornecer tudo o que uma pessoa precisa para uma vida confortável.

Então, vale a pena morar em um apartamento compacto?

Isso realmente depende do seu estilo de vida e das suas necessidades. Se você não se importa em morar em um espaço menor, um apartamento compacto pode ser uma ótima opção. Eles geralmente são mais acessíveis do que os tradicionais e podem estar localizados em áreas desejáveis da cidade.

As desvantagens dos apartamentos compactos incluem a falta de espaço e privacidade. Se você tem muitas coisas ou gosta de receber convidados com frequência, esse tipo de imóvel pode não ser a melhor opção para você.

Separamos abaixo alguns alguns prós e contras a serem considerados.

PRÓS:

  • Você economizará dinheiro no aluguel, pois os apartamentos compactos geralmente são mais baratos do que os maiores;
  • São mais fáceis de limpar e manter, pois há menos ambientes;
  • Apartamentos compactos obrigam você a ser mais organizado e a se livrar de quaisquer pertences desnecessários.

CONTRAS:

  • Por serem pequenos, você pode se sentir claustrofóbico se estiver acostumado a morar em um espaço maior;
  • Se você estiver vindo de um apartamento maior, pode ser difícil encontrar espaço de armazenamento para todas as suas coisas.

Veja também: Os diferentes tipos de apartamentos e suas vantagens

Quais são algumas soluções criativas de armazenamento para apartamentos pequenos?

Morar em um apartamento compacto traz seus próprios desafios. Um dos maiores é descobrir como armazenar tudo o que você precisa sem fazer com que o local pareça desarrumado.

Pensando nisso, reunimos algumas soluções criativas de armazenamento para ajudar a aproveitar ao máximo seu espaço:

  • Use móveis multiuso: uma banqueta funciona como mesa de jantar ou um sofá que se converte em uma cama são ótimas opções para apartamentos pequenos.
  • Aproveite o espaço vertical: instale prateleiras em paredes vazias para criar armazenamento extra para coisas como livros, mídia e bugigangas. Ou pendure panelas e frigideiras em uma prateleira montada no teto.
  • Seja criativo com os organizadores de armários: existem várias maneiras de maximizar o espaço em seu armário usando prateleiras, ganchos e cestos. Você pode até mesmo adicionar uma haste ou prateleira extra, se necessário.
  • Invista em móveis planejados: Essa é uma maneira eficaz de aproveitar cada canto do seu apartamento e decorá-lo.

Inspirações

Veja alguns modelos de apartamento compacto para você se inspirar. Ah, se precisar de ajuda para encontrar um para você em São Paulo, entre em contato com a gente!