Consórcio ou financiamento: qual é mais vantajoso?

O que você prefere: pagar aluguel a vida inteira ou pagar um consórcio ou financiamento?

Muitos brasileiros diriam que nenhuma das duas é uma boa opção, já que o valor do imóvel fica mais caro do que comprar à vista.

O fato é que, na atual crise econômica, a maioria dos cidadãos não consegue comprar um imóvel à vista. Portanto, o consórcio ou financiamento traz tranquilidade ao indivíduo, que sabe que estará investindo em algo que será seu no futuro.

Pensando nisso, reunimos neste post os prós e contras de cada modalidade para te ajudar a escolher a melhor opção. Confira!

Consórcio imobiliário:

No consórcio, você compra uma carta de crédito por um determinado valor que deseja adquirir seu imóvel no futuro. Por exemplo: R$ 200.000. Então, esse valor é divido por um número “x” de parcelas.

No decorrer dos meses, são realizados sorteios em assembleia para definir qual cotista será contemplado pela carta de crédito.

Para aumentar as chances de ser contemplado, o consorciado pode oferecer lances. Trata-se de uma quantidade de parcelas antecipadas.

Em geral, o prazo de pagamento do consórcio costuma ser de 240 meses.

Saiba mais sobre esse assunto -> O que é consórcio imobiliário

Financiamento:

Um financiamento geralmente exige um adiantamento, que geralmente é de 20% do valor da propriedade. Isso pode ser uma desvantagem se o comprador não tiver dinheiro em mãos.

O financiamento funciona como um empréstimo com juros, as taxas variam de acordo com seu perfil de pagador, ou seu SCORE.

Portanto, um indivíduo com nome sujo, talvez não consiga fazer um financiamento.

No entanto, quem tem direito ao serviço poderá pagar o imóvel em até 30 anos, segundo alguns dos principais bancos.

Aprofunde seus conhecimentos em financiamento imobiliário:

Qual é a melhor opção consórcio ou financiamento?

Como vimos, ambas as opções têm vantagens e desvantagens. Para escolher o melhor, você precisa identificar quais são suas necessidades.

Se você quer pagar menos nas parcelas e não tem pressa para entrar no imóvel, o consórcio é a melhor opção.

O financiamento é a escolha certa para quem precisa morar na própria casa imediatamente, mas terá que pagar mais por isso.

Independentemente da modalidade escolhida, conte conosco para encontrar o lar ideal!