Posso reformar um apartamento alugado?

Você acabou de alugar um imóvel, e está insatisfeito por causa da falta de personalidade, e quer deixar a casa com um pouco mais do seu estilo fazendo algumas pequenas reformas e melhorias para deixá-la ao seu gosto.

Certamente, a sua estadia em um imóvel locado é muito mais prazerosa quando a casa tem a sua personalidade e estilo. Mas será que é possível reformar um apartamento alugado?

Renovar um apartamento alugado depende do que você quer fazer, do tipo de reforma e decoração e do que diz no contrato. E acima de tudo, o proprietário precisa aprovar essas mudanças (tenha essa aprovação documentada).

Em alguns casos, as reformas podem ser autorizadas desde que o imóvel seja entregue conforme recebido.

Por isso, é possível reformar um apartamento alugado, mas alguns cuidados são necessários.

Tenha um bom projeto

Se o proprietário autorizou a reforma, ótimo! Mas não se esqueça de fazer um bom projeto para garantir um trabalho bem elaborado, com tudo calculado corretamente e que não demore muito mais do que o esperado.

O próximo desafio é encontrar um engenheiro ou arquiteto, principalmente se o apartamento for antigo e precisar de uma análise.

Quer pintar?

Pintar as paredes é permitido, mas você terá que lembrar que terá que entregar o apartamento devidamente pintado como estava quando o recebeu e de acordo com o contrato. Então, se você mudar algo que acabou de ser pintado, não será vantajoso.

É aconselhável investir em adesivos ou papel de parede. Assim, você pode economizar muito mais dinheiro (e tempo) sem ter que se dar ao trabalho de comprar materiais de pintura caros.

Mantenham-se atento as regras do condomínio

Uma das coisas que você precisa fazer na hora de reformar um apartamento é se certificar de que está seguindo as regras do condomínio, pois o barulho será muito grande.

A primeira coisa é saber os horários em que podem passar pessoas que não moram no condomínio, como quem trabalhará na reforma.

Outro cuidado importante é entregar a documentação necessária aos órgãos responsáveis e ao administrador do condomínio, para que sua reforma não seja impedida uma vez iniciada.

Vale a pena reformar um apartamento alugado?

Mesmo com autorização, realmente vale a pena reformar um apartamento alugado? Tem que pensar no investimento, no trabalho que vai ter, no tempo que vai ficar no imóvel, etc.

Você só deve realizar reformas se tiver certeza de que elas são necessárias. Fale com o proprietário antes de iniciar qualquer coisa e analise os possíveis custos e benefícios minuciosamente.

Ao realizar uma pesquisa aprofundada e conversar com profissionais, você pode saber se vale ou não a pena reformar seu apartamento. Fazer melhorias permitirá que você tire o máximo proveito de sua nova casa.

Tipos de garantia locatícia. Qual o melhor pra você?

IPTU de imóvel alugado: quem paga?

Aluguel Pet Friendly, como escolher o imóvel certo?