Casas sustentáveis. Por que investir nelas?

Ter uma casa sustentável traz muitos benefícios, pois, além de ter uma visão de futuro, é uma forma de aproveitar o que temos hoje sem deixar que se esgote para as gerações futuras, além de fazer você ter muito mais economia.

Existem várias maneiras de transformar seu lar em uma casa sustentável, e algumas delas são fáceis de implementar imediatamente. Você pode escolher os mais fáceis agora e planejar adicionar outros em breve.

Hoje, falaremos sobre a definição de uma casa sustentável e sobre formas simples de adotar essa ideia.

O que é uma casa sustentável

Uma casa sustentável é uma casa projetada e preservada para limitar ao máximo o impacto ambiental e utilizar os recursos naturais com sabedoria. Nesse espaço, o conforto, a iluminação, a arquitetura, a construção, o mobiliário, o uso da água e da luz, o lixo, entre muitas outras coisas, são planejados conscientemente.

Com a crescente compreensão dos efeitos negativos da ação humana sobre o meio ambiente, as pessoas buscam cada vez mais uma maneira acessível de colocar em prática um projeto de residência sustentável, ao mesmo tempo em que destaca o bem-estar dos moradores e do planeta.

Casa, Sustentabilidade, Casa Sustentável, Folhas

Por que comprar uma casa sustentável?

Uma casa sustentável também traz economia, com redução nas contas de água e energia e menor impacto ambiental no planeta.

Os moradores de casas sustentáveis têm uma qualidade de vida superior aos de casas convencionais e isso deve ser visto como o melhor benefício.

Isso porque o projeto dessas casas se concentra em minimizar os efeitos negativos e maximizar os efeitos positivos em relação aos recursos naturais. E com a economia, o dinheiro extra pode ser usado para investir em lazer, por exemplo.

Como tornar sua casa sustentável e quais o benefícios

Ao invés de comprar uma casa sutentável, você pode fazer algumas reformas para transformar o seu lar atual.

Uma casa também pode se tornar sustentável e aderir ao conceito de preservação da natureza. Mesmo que você não construa do zero, você pode implementar algumas práticas sustentáveis. Alguns exemplos são:

  • Iluminação: lâmpadas como as de ‘led’ utilizam menos energia no período noturno;
  • Vegetação: plantas dentro e fora da casa ajudam a controlar o aquecimento, ter uma horta em casa também é bastante necessário;
  • Móveis: escolhas de materiais reaproveitados evitam maior geração de lixo, como por exemplo itens fabricados com madeira de demolição;
  • Energia solar: aproveite a luz do sol para economizar energia. Isso pode ser feito aumentando a iluminação natural da casa com janelas maiores e portas de vidro, por exemplo, além do uso de painéis solares.
  • Sensores de presença; com certeza é um bom investimento para quem sempre esquece de desligar a luz, usando o sensor de presença a luz só acenderá quando alguém estiver no ambiente.
  • Água: faça reaproveitamento da água da chuva. É uma boa ideia usar baldes para coletar a água da chuva e usá-la para irrigação de manhã e à noite. Essa água também pode ser usada para outras coisas, como lavar calçadas, pisos, carros e muito mais!

Uma casa sustentável é a definição de uma vida melhor para os moradores e para a natureza. Com essas dicas, você pode começar a planejar e adquirir essa melhoria de vida, colaborando assim com a sustentabilidade e a conservação da natureza.