O que é consórcio imobiliário

O consórcio imobiliário é uma forma inteligente e segura de adquirir o imóvel dos seus sonhos, com muita economia e tranquilidade para pagá-lo, parcelado e totalmente planejado.

Seja você um investidor imobiliário experiente ou um comprador de primeira viagem, o consórcio é uma ótima maneira de investir, morar ou até mesmo montar um negócio.

Para que o sonho vire realidade, confira o que é um consórcio imobiliário, como funciona e os principais cuidados que precisam ser vistos antes de optar por um.

O que é um consórcio imobiliário e como funciona?

Funciona como uma espécie de contrato em que um grupo de pessoas que pretende comprar um imóvel se organiza para estabelecer um sistema em que cada um paga uma parcela todo mês, fazendo uma espécie de financiamento para que todos possam adquirir seu imóvel.

A cada mês é realizado um sorteio, onde os participantes concorrem ao imóvel do mês.

Portanto, quanto mais pessoas, mais dinheiro investido, maiores as chances de ganhar mais de um participante por vez.

Colaborando até o final do prazo estabelecido, todos conseguem conquistar seus objetivos brevemente.

A responsabilidade pela organização e gestão dos grupos é da empresa administradora do consórcio, que faz propostas aos interessados de acordo com o valor do crédito planejado.

Cuidados na hora de escolher um consórcio imobiliário

Antes de fechar negócio com um consórcio imobiliário, certifique-se de que a empresa está registrada no Banco Central (BC). Somente empresas autorizadas pelo BC podem administrar esse tipo de negócio. Essa medida é necessária para garantir sua segurança financeira.

Além disso, você precisa estar ciente dos requisitos determinados pelos administradores. Você cumpre todas as exigência?

Não esqueça de revisar também os termos do contrato, como taxas cobradas, valor do crédito, prazo de pagamento, etc.

Gostou do nosso post? Para mais conteúdos como esse acompanhe nosso blog e redes sociais.