Comprar uma casa pronta ou construir? Qual o mais vantajoso?

Ter a casa própria é o sonho de muita gente, mas sempre fica o questionamento: casa pronta ou construir? Qual vale mais a pena?

É preciso avaliar os dois casos para ter completa certeza, considerando vários fatores como custos, tempo e as questões burocráticas.

Veja a seguir qual é mais vantajoso, comprar uma casa pronta ou construir.

Vantagens em um imóvel pronto

Uma grande vantagem em comprar uma casa pronta é por ser mais prático e fácil do que construir uma casa, comprando um imóvel é possível se mudar rapidamente para o local.

Porém, é necessária uma quantia para dar a entrada no imóvel, afinal, para realizar um financiamento imobiliário é preciso no mínimo 20% de entrada.

Sim, sabemos que não é um valor baixo dependendo do valor total do seu imóvel, mas se você já tem uma boa economia e tem essa reserva disponível, seu investimento será bem aplicado. Fora isso, muitas construtoras permitem a entrada facilitada, com parcelamento e até mesmo uso do FGTS.

Para muitas pessoas uma vantagem do imóvel pronto é não ter o trabalho de gastar energia com decisões, visitas a arquitetos, e lidar com imprevistos do processo.

Vantagens em construir a própria casa

Algumas vantagens em construir uma casa do zero é que o imóvel será planejado conforme as necessidades dos moradores, não sendo necessárias reformas. Além disto, com o planejamento correto, os gastos podem ser menores.

Para construir uma casa é preciso de um arquiteto e um engenheiro que são responsáveis por todos os detalhes do projeto como a altura das janelas, largura das portas, entre outras condições.

Construir o próprio imóvel é para quem não tem pressa e quer uma casa de acordo com suas vontades. A construção de uma casa tende a ser mais trabalhosa, porém o custo vai ser menor do que a compra de um imóvel pronto.

Casa pronta ou construir? Tabela de comparação

Casa prontaConstruir
Mais praticidadeMais decisões
Mudança rápida para o localMudança somente após a construção
Não é possível personalizar a plantaImóvel construído conforme as necessidades do proprietário
Somando todas as despesas, tende a ser mais caroSe planejado estrategicamente, sai mais barato construir

Enfim casa pronta ou construir? A resposta para essa questão é altamente individual. Defina a sua necessidade financeira que sempre é importante e fundamental em toda e qualquer decisão pessoal, profissional ou familiar.