Posição solar do imóvel: Por que é importante?

Existem muitas coisas com as quais se preocupar na hora de comprar um imóvel, mas você já parou para pensar que a posição solar também é importante?

Muitos se esquecem desse detalhe na hora de comprar o novo lar, mas a direção dos raios do Sol tem um grande efeito em uma propriedade, podendo até mesmo impactar a qualidade de vida do morador.

No geral, a posição solar do imóvel refere-se à direção em que a fachada ou sacada principal aponta, ou seja, lado Norte, Sul, Leste ou Oeste.

A posição solar do imóvel pode trazer vantagens e desvantagens significativas para o morador, por isso é fundamental se atentar a esses aspectos antes de concluir uma compra.

Por que é importante se atentar à posição solar do imóvel?

Escolher um imóvel bem posicionado em relação aos raios do Sol pode garantir conforto térmico e uma iluminação natural eficaz. Ou seja, durante o dia, você sequer precisará ligar as luminárias.

Fora isso, uma propriedade bem “ensolarada” ajuda a evitar mofo e umidade, que são aspectos fundamentais para quem é alérgico. Sabendo disso, confira a seguir as características da incidência solar em cada direção.

Norte

No Brasil, o lado Norte é o mais procurado, pois é a direção que recebe mais luz solar durante o ano. Quem mora em regiões mais frias, essa escolha é certeira para se manter aquecido e economizar com aquecedores e ar-condicionado quente.

Sul

A orientação para o Sul é a pior de todas as opções se você quiser ter uma sala bem iluminada, já que você estará exposto a menos luz solar no inverno e no verão.

Apesar disso, essa posição solar é perfeita para quem mora em regiões quentes e quer evitar que o imóvel “vire um forno”.

Leste

É aqui que o sol nasce, por isso há raios suaves do sol de manhã cedo. Este lado da propriedade pode ser uma ótima opção para quem quer ter uma noite mais fresca.

Uma desvantagem é que, dependendo da posição do quarto, a luz solar pode invadir o ambiente muito cedo pela manhã. Portanto, se você está tentando dormir algumas a mais, isso pode ser um problema.

Por outro lado, o problema pode ser facilmente resolvido com cortinas ou persianas blackouts.

Oeste

Um imóvel posicionado no lado Oeste será sombreado pela manhã e início da tarde, e receberá o sol no final da tarde. Como o Sol é mais forte nesse período pode fazer muito calor dentro do ambiente.

Em regiões de praia, o lado Oeste é muito disputado, afinal, a linda vista do pôr do sol é bastante valorizada.

Como verificar a posição solar do imóvel?

Com o avanço da tecnologia, você consegue saber a posição solar do seu imóvel por meio do seu celular. A maioria já possui a função de bússula instalada no pacote de ferramentas, mas caso o seu não possua, basta baixar um aplicativo gratuitamente na loja do seu smartphone.

E aí, conseguiu identificar qual posição solar é a ideal para o seu imóvel dos sonhos? Se precisar de ajuda, conte com os nossos corretores, temos opções disponíveis em qualquer direção solar que você quiser!