O que valoriza um imóvel?

Muitas pessoas quando estão em busca de um novo lar se deparam com imóveis com características semelhantes, mas preços totalmente diferentes. Por que isso acontece?

Bem, diversos são os fatores que tornam uma propriedade mais ou menos valiosa do que outra. O mais determinante deles é as condições atuais de mercado.

Entender essas questões pode te ajudar a encontrar um imóvel que esteja dentro do seu orçamento. Vamos lá?!

4 coisas que valorizam um imóvel

1- Localização

A localização é o principal quesito que sobe o preço de um imóvel. No geral, as pessoas preferem locais com boas escolas por perto, farmácias, supermercados, pontos de transporte público, hospitais e outras conveniências.

Um bairro independente, que proporcione tudo isso aos moradores certamente será mais valorizado.

Além disso, uma propriedade em uma área de alta demanda com baixa oferta terá um preço mais alto do que uma área de baixa demanda com alta oferta.

2- Segurança

Muitos corretores acreditam que a segurança é um dos fatores mais importantes quando se trata de avaliar uma propriedade. Se um imóvel estiver em uma área insegura ou com alto índice de criminalidade, isso prejudicará o valor da propriedade. Da mesma forma que localizações seguras são mais valorizadas.

3- Comodidades

No caso de um condomínio, por exemplo, abrange tudo o que torna a vida nesta propriedade mais confortável ou descomplicada. Isso inclui coisas como áreas de lazer (piscina, playground, petplace, coworking…) quantidade de vagas de estacionamento disponíveis, áreas verdes, etc.

4- Tipo de construção e m²

O preço de um imóvel também vai variar de acordo com o seu tipo e tamanho de área construída e privativa, tais como: casa independente, geminada, com terraço, flats, apartamentos e outros.

Confira esse post para entender um pouco mais sobre as vantagens de cada um dos tipos: