Quem pode fazer um financiamento imobiliário?

O financiamento imobiliário é a solução ideal para muitas pessoas que estão em busca da casa própria, afinal, é uma forma de ter um bem que custa caro pagando aos pouquinhos.

Muitos acreditam que essa possibilidade é melhor do que o aluguel, já que você estará investindo em uma propriedade que é realmente sua.

Mas, quem pode fazer um financiamento imobiliário? Continue a leitura e veja se você está apto.

Quem está apto ao financiamento imobiliário?

Em primeiro lugar, você precisa ter mais de 18 anos, ou então ter no mínimo 16 e ser emancipado. Além disso, você precisa ser naturalizado brasileiro. Estrangeiros também estão aptos ao financiamento imobiliário desde que possuam o visto de residência permanente.

Se você já preenche esses requisitos, o próximo passo para financiar o seu imóvel é ter idoneidade cadastral. Isso quer dizer que você não pode possuir nenhuma dívida com bancos ou demais instituições de crédito, ou seja, você deve estar com o “nome limpo na praça”.

Essa é a principal exigência para qualquer tipo de financiamento imobiliário. Portanto, regularize sua situação financeira antes de ir para a próxima etapa.

Com tudo em ordem, você precisa ter como comprovar que possui condições de pagar o financiamento, ou seja, é necessário ter uma renda compatível com o valor a ser financiado, bem como com as parcelas mensais.

Então vamos resumir e recapitular tudo o que é preciso para fazer um financiamento imobiliário:

  1. Ter mais de 18 anos ou no mínimo 16 e ser emancipado;
  2. Não possuir dívidas com instituições financeiras;
  3. Ter renda compatível (comprovada) com o valor do financiamento.

Quais documentos eu preciso para solicitar um financiamento imobiliário?

E aí, com base nas informações acima, você conseguiu identificar se está apto a solicitar um financiamento imobiliário? Se sim, confira quais documentos você precisará ter em mãos para dar andamento no processo:

  • RG;
  • CPF;
  • Certidão de nascimento ou de casamento;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda – Exemplos: carteira de trabalho ou holerite dos últimos três meses, extrato bancário, Declaração do Imposto de Renda e outros;
  • Certidão conjunta negativa de débitos de tributos federais.

Entre em contato que um correto da Tendo vai lhe mostrar diversas opções.

Está procurando o imóvel ideal para financiar? Que tal conferir algumas das opções que temos disponíveis?