Qual o tipo de imóvel ideal, pronto para morar ou na planta?

Está em busca de uma casa nova? Se sim, é comum a dúvida sobre comprar um imóvel pronto ou na planta.

Certamente, ambas as possibilidades possuem muitas vantagens. Mas qual será que a melhor? Confira a seguir:

Quais são as vantagens de comprar um imóvel na planta?

A primeira grande vantagem de comprar imóveis na planta é que eles podem ser comprados muito mais baratos em relação aos prontos. Fora isso, é bastante comum que eles valorizem após concluídos, o que faz que essa possibilidade seja um bom investimento.

Mas, com certeza, um dos principais benefícios de se ter um imóvel na planta é poder fazer todas as modificações que você quiser com menos transtornos e com mais economia.

Por exemplo, se você quiser trocar os pisos da sua unidade. Pode receber da construtora um crédito referente aos que seriam originamente colocados e usá-lo na compra de um piso do seu agrado.

Também é possível quebrar paredes, por exemplo. Sem dúvidas, fazer isso enquanto o imóvel ainda está em construção é mais cômodo. O imóvel na planta também tem a vantagem de ser mais moderno em relação aos prontos (que normalmente são mais antigos).

Por fim, não podemos deixar de comentar que você será o primeiro (e talvez o único) dono do imóvel. Para algumas famílias, isso é muito importante.

E quais são as desvantagens?

  • Esperar meses ou anos para poder morar;
  • Riscos de não receber o imóvel caso escolha uma construtora nova no mercado;

Quais são as vantagens de comprar um imóvel pronto?

Certamente, a principal vantagem de comprar um imóvel pronto é poder ocupá-lo assim que o contrato for firmado.

Outra vantagem presente nessa alternativa é o fato de que, em alguns casos, é possível utilizar o saldo do FGTS para pagar a entrada no imóvel.

E as desvantagens?

  • Se o imóvel for antigo, você não contará mais com a garantia da incorporadora.
  • É preciso ter cautela para não comprar um imóvel com vícios ocultos;
  • Se você quiser reformá-lo ao seu estilo, terá que aguardar para se mudar ou conviver em meio a obras.

É melhor comprar um imóvel pronto ou na planta?

A verdade é que não existe um tipo de imóvel que seja melhor ou pior que o outro. Todos os tipos de propriedades têm seus prós e contras, por isso é importante escolher o que é melhor para suas necessidades.

Sendo assim, a resposta para esta pergunta pode variar dependendo do seu estilo de vida e orçamento, e principalmente se você tem pressa ou não para se mudar.

Por fim, é importante que você encontre o imóvel certo, esteja ele pronto para morar ou na planta. Se precisar de ajuda, conte conosco!