O que é e como fazer uma permuta imobiliária?

O mercado imobiliário está sempre trazendo novidades. Agora, a nova tendência são as permutas imobiliárias. Você já ouviu falar nisso?

Primeiro, vamos te explicar o que é uma permuta:

De acordo com o Dicio, a permuta é

“uma troca recíproca; acordo em que as partes trocam entre si propriedades, bens; transferência mútua de alguma coisa entre seus respectivos proprietários”.

Sendo assim, diferente da compra e venda de um imóvel, a permuta não é necessariamente realizada em dinheiro, mas na troca de bens de valor equivalente.

Como funciona na prática?

Por exemplo, digamos que você possui um grande terreno e alguém se interesse nele para construir um prédio residencial. Como negócio, o interessado pode oferecer como pagamento algumas unidades prontas no valor equivalente ao terreno.

Outra possibilidade é você comprar um imóvel e dar no negócio um veículo mais uma quantia em dinheiro. Nessa caso, chamamos o valor em dinheiro de “torna”.

Além disso, quando a troca realizada não necessita de torna, pois os bens possuem o mesmo valor, há a isenção da tributação de imposto de renda. O que é uma grande vantagem!

Citamos esses dois exemplos para que você entenda o conceito da permuta imbobiliária, mas as possibilidades de bens que podem ser utilizados na transação são várias.

A permuta imobiliária se aplica a quais tipos de imóveis?

A possibilidade de permuta pode ser realidade em qualquer tipo de imóvel, desde casas a apartamentos, terrenos e até mesmo os que estejam em construção ou na planta.

Ainda, vale mencionar que a permuta imobiliária é um processo legal, ou seja, a troca pode ser realizada sem qualquer impedimento na lei.

Quais cuidados devo tomar?

Você só precisa se certificar de que o seu imóvel está sendo avaliado com o valor de mercado correto. Isso garante que você não saia perdendo em uma negociação.

É comum contar com o apoio de uma corretora imobiliária nesse processo. Além de ser útil para avaliar sua propriedade, também pode te ajudar a encontrar um imóvel ao seu gosto para a permuta, intermediando a transação.

Quer saber mais sobre essa possibilidade? Entre em contato e confira as unidades disponíveis.