Alugar imóvel sem imobiliária pode ser um risco?

Muitas pessoas preferem alugar seu imóvel sem apoio de uma imobiliária para assim faturar mais. Acontece que isso na maioria das vezes é um “tiro no pé”, pois os riscos de problemas que possam levar a prejuízos financeiros são muitos.

Continue a leitura para descobrir por qual motivo não vale a pena alugar um imóvel sem imobiliária.

Riscos de processos judiciais

Você sabe o que pode ou não ser exigido em um contrato de locação?

Conhecer todas as leis que envolvem o aluguel de um imóvel é de extrema importância, principalmente relacionado aos direitos e deveres do inquilino e do proprietário.

Isso tudo evita conflitos e possíveis problemas judiciais que podem te fazer perder muito tempo e dinheiro para resolver.

Perfil inadequado de inquilino

É aconselhável analisar cuidadosamente o perfil das pessoas interessadas em alugar seu espaço antes de assinar qualquer tipo de contrato de locação. Isso o ajudará a evitar problemas futuros com seu inquilino.

Com a ajuda de uma imobiliária você garante que quem vai ocupar sua propriedade está alinhado com as suas necessidades, evitando incomodações desnecessárias.

Inadimplência da taxa condominial

Se você está alugando uma unidade condominial sem o auxílio de uma imobiliária, deve contar 100% com o comprometimento do inquilino em pagar o IPTU do imóvel e a taxa de condomínio.

Caso o locatário esteja inadimplente você pode ter que arcar com os valores em aberto.

Você deve estar ciente de que existe o risco de “calote”

Ninguém aluga um imóvel pensando que pode levar o calote e não receber o valor do aluguel, mas isso pode acontecer, principalmente com a crise financeira que o país está vivenciando.

E é importante ressaltar que despejar um inquilino não é um processo tão simples assim.

Caso ele se recuse a sair do imóvel será preciso entrar com uma ação de despejo que pode demorar até seis meses para ser finalizada. E após a decisão judicial o locatário ainda tem um prazo adicional para sair do local.

Por isso, contar com uma imobiliária para intermediar a negociação é mais seguro e vantajoso.

Precisa alugar? Conte com os serviços da Tendo Imóveis!