4 coisas que você deveria saber antes de comprar um imóvel

Comprar um imóvel não é assim tão simples como parece. Há muitas etapas ao longo do caminho e cada uma pode causar problemas se você não souber o que está fazendo, desde encontrar um lugar que goste até solicitar um empréstimo bancário.

Se você está pensando em comprar um imóvel em um futuro próximo, mas não tem muita informação sobre isso, confira quatro coisas que você precisa saber antes de dar este passo.

1- Não esqueça o orçamento da mobília e decoração:

Muitas pessoas já têm o valor contado para a compra do imóvel, mas no calor da emoção acabam gastando toda a poupança na aquisição da propriedade e esquecem que pode ser necessário reformar, mobiliar ou decorar.

Por causa disso, muitos compram uma residência, mas acabam não morando nela de fato por um bom tempo.

2- Pergunte o valor da taxa condominial e do IPTU:

Não é incomum que pessoas comprem apartamentos sem pensar no valor da cota condominial, e a surpresa no final do mês pode ser um tanto quanto desagradável. A mesma coisa vale para o IPTU.

3- Faça uma avaliação do imóvel antes de comprar:

Fazer uma avaliação imobiliária é especialmente importante em caso de imóveis usados. Você pode ter fortes dores de cabeças por problemas escondidos, como rachaduras e infiltrações, por exemplo.

Imagine que você comprou o seu imóvel dos sonhos e no primeiro dia de chuva descobre que o telhado tem várias goteiras? Para evitar esse tipo de situação é ideal contratar um profissional especializado para fazer uma avaliação criteriosa do imóvel.

4- Consulte a situação jurídica do imóvel:

Infelizmente os compradores não se preocupam com as questões legais que envolvem a compra do imóvel, e muitas vezes acabam adquirindo propriedades com dívidas. Sendo assim, antes de comprar tenha certeza de que o IPTU e o condomínio estão em dia.


O artigo foi útil?

Se quiser fazer uma compra segura, entre em contato com a Tendo Imóveis.