Financiamento imobiliário: Tudo o que você precisa saber

Está pensando em fazer um financiamento imobiliário para conquistar a tão sonhada casa própria? Então não deixe de ler o post de hoje.

Reunimos algumas recomendações valiosas para te ajudar a financiar sua casa e realizar esse sonho o quanto antes. Confira!

Como funciona o financiamento imobiliário?

O financiamento imobiliário é um tipo empréstimo concedido aos que pretendem adquirir um imóvel, seja ele usado, na planta ou em construção.

Um financiamento permite que você faça parcelas no prazo de até 35 anos com taxas de juros baixas. Mas é importante ressaltar que as financeiras geralmente cobrem até 90% do valor do imóvel.

Isso significa que você precisa se planejar para fornecer uma entrada/adiantamento se quiser financiar uma casa própria.

Quanto maior for o valor de entrada menores serão os juros que você vai pagar, já que esse valor é calculado com base no saldo devedor.

Em alguns casos é possível usar o seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) na compra, assim você já consegue abater um valor significativo da dívida.

Como eu faço um financiamento imobiliário?

Se você pretende financiar a sua casa própria, vai precisar ir até uma instituição financeira ou procurar uma assessoria que disponibilize o financiamento imobiliário. As principais são:

  • Financiamento Habitacional da Caixa Econômica Federal;
  • Crédito Imobiliário do Banco do Brasil;
  • Financiamento de imóveis do Santander;
  • Crédito Imobiliário do Banco Inter;
  • E outros.

Após escolher a sua instituição, você deverá apresentar os documentos exigidos por ela e preencher um cadastro.

Em seguida, será feito uma análise de risco de crédito. Isso quer dizer que eles vão verificar se você possui muitas dívidas e se tem condições de honrar com os pagamentos.

Ah, vale mencionar que você pode contar com outro membro da família como o seu companheiro, por exemplo, para compor a renda mínima que é exigida para o fornecimento do crédito.

Por fim, se tudo der certo e o seu financiamento imobiliário for aprovado, a instituição vai disponibilizar o valor e você vai começar a quitar as parcelas da sua casa própria.

Ainda, é importante mencionar que a maioria dos bancos trabalham com o sistema de alienação fiduciária.

Isso significa que o imóvel ficará no nome da instituição até que o saldo devedor seja quitado. Nesse caso, a casa só será realmente sua após encerrada a dívida. 


Precisa de ajuda para escolher sua casa nova? Temos um corretor disponível! Entre em contato.